Encontradas larvas de Aedes na sede da Funasa em MG

Larvas do mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue, foram localizados no pátio da sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão do Ministério da Saúde, em Belo Horizonte. Na manhã de ontem, uma vistoria de fiscais da Gerência de Zoonoses da Regional Noroeste da prefeitura da capital mineira flagrou diversos focos da doença na área externa do prédio, localizado no bairro João Pinheiro.

Agência Estado |

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, larvas do mosquito foram encontradas num pneu.

Os fiscais constataram também no local carcaças de veículos, que poderiam funcionar como abrigo de focos da doença, e água empoçada. Na parte da tarde, funcionários a serviço da Funasa realizaram uma limpeza na área e se comprometeram a inclinar as carcaças dos carros para evitar o acúmulo de água. A Secretaria informou que após a vistoria foi entregue ao órgão um termo de certificação, com orientações e sugestões de medidas para evitar o risco de proliferação do mosquito. Em caso de reincidência dos problemas, a Funasa poderá ser notificada e multada pela Vigilância Sanitária ou pela Gerência de Controle Urbano da administração municipal.

O coordenador regional da Funasa, Ronaldo Cerqueira Lima, disse hoje que ainda aguarda o laudo da vistoria. Ele assegurou que a própria Funasa solicitou a visita dos fiscais municipais, o que não foi confirmado pela Secretaria. Lima admitiu que no pátio haviam "poucos pneus", mato e "carros inservíveis". Segundo ele, já existe uma comissão constituída para o leilão dos automóveis, mas a "burocracia do governo" atrasa o processo. "O terreno já está totalmente limpo. A gente já tomou as medidas", disse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG