Enchentes afetam 36,8 mil pessoas em um dia no Ceará

FORTALEZA - O boletim divulgado na quarta-feira pela oordenadoria da Defesa Civil do Estado (Cedec) calcula que, em todo o Ceará, as enchentes atingiram um total de 36.887 pessoas de terça-feira para ontem. Em apenas um dia, o número de pessoas afetadas aumentou de 172.778 para 209.665.

Agencia Nordeste |

Segundo informações do jornal "Diário do Nordeste", já o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas por conta das enchentes diminuiu de 8.478 para 7.194. No total, 1.226 pessoas permanecem desabrigadas (sem qualquer possibilidade de retorno para suas casas) e outras 5.968 estão desalojadas (que ainda podem voltar posteriormente para suas residências). 

Ainda de acordo com o acompanhamento da Defesa Civil estadual, 320 casas foram destruídas, enquanto outras 1.226 casas foram danificadas pela chuva dos últimos dias. 

O número de municípios cearenses afetados pelas enchentes passou de 26 para 28, com a inclusão de Itatira e Parambu na lista. Quatro deles se encontram em estado de calamidade pública (ECP): Aurora, Crateús, Icó e Lavras da Mangabeira. Outros cinco municípios decretaram situação de emergência (SE): Brejo Santo, Caririaçu, Jaguaribe, Novo Oriente e Parambu. 

As cidades atingidas são: Aracati, Amontada, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Crateús, Crato, Cedro, Caririaçu, Coreaú, Icó, Independência, Itapipoca, Iguatu, Itatira, Jaguaribe, Jati, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Missão Velha, Moraújo, Novo Oriente, Pacujá, Parambu, Quixelô, além de Sobral e Viçosa do Ceará.

Com relação à infra-estrutura das vias, o levantamento aponta que um total de 2.591 quilômetros de estradas foram danificados ou destruídos pela força das precipitações. Os prejuízos atingiram os municípios de Aurora, Caririaçu, Crateús, Crato e Jati. As enchentes também comprometeram seis pontes (quatro em Caririaçu e duas no Crato). 

O relatório da Defesa Civil também indica mais quatro feridos leves de terça para ontem, elevando a estatística de 27 para 31 pessoas. As ocorrências foram registradas nos municípios de Coreaú, Icó e Itatira. Até o momento, o órgão não registra mortes ou pessoas feridas gravemente.

Já o boletim da Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) registrou o sangramento de mais dois reservatórios: o açude Jerimum, no município de Irauçuba, e o açude Nova Floresta, localizado em Jaguaribe. No total, 61 reservatórios atingiram 100% de capacidade em todo o Estado. Assim, o nível de água armazenado nos reservatórios chega a 72,55%.

Enquanto isso, das 11 bacias hidrográficas existentes no Estado, cinco atingiram mais de 90% de sua capacidade. São as bacias do Litoral, do Coreaú, do Rio Parnaíba, do Alto Jaguaribe e do Salgado. Apenas a bacia do Baixo Jaguaribe armazena menos da metade de sua capacidade, com um total de 44,71%.

Segundo o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), choveu em 165 municípios do Ceará de terça para ontem. A maior precipitação ocorreu em Ipaumirim, na região do Cariri, com 102 milímetros. Na Capital, a chuva de ontem atingiu apenas 46 milímetros.

A previsão do tempo para hoje é de nebulosidade variável com possibilidades de chuvas em todo o Estado. A temperatura mínima é de 24º C.

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG