Empresas de cigarro usam mentol para atrair jovens, revela estudo

Pesquisadores da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, apontaram que as companhias de tabaco mudaram os níveis de mentol em seus cigarros para atingir diferentes consumidores. Níveis mais baixos são usados para fumantes jovens, que preferem marcas mais suaves, e níveis mais altos para fumantes adultos.

Agência Estado |

"Por décadas, a indústria do tabaco cuidadosamente manipulou o conteúdo do mentol não só para atrair jovens como para prender os consumidores adultos", disse Howard Koh, autor do estudo.

Os pesquisadores revisaram documentos de décadas da indústria sobre desenvolvimento de produtos e planos estratégicos para produtos com mentol. Eles disseram que as companhias de tabaco pesquisaram como o controle dos níveis de mentol poderia aumentar as vendas entre grupos específicos. Cigarros mais suaves tinham apelo maior para fumantes jovens. Então, o marketing era feito para o público jovem.

Um documento da R.J. Reynolds nota que as três maiores marcas de mentol "construíram seu produto com os jovens adultos fumantes usando uma estratégia de baixo nível de mentol. Entretanto, à medida que os fumantes se acostumam ao mentol, ele desejam aumentos em seus níveis com o tempo."

A Philip-Morris dos EUA usou uma estratégia de duas frentes para aumentar a parcela do mercado de mentol da Marlboro, buscando atingir tanto os fumantes jovens como os mais antigos, concluíram os pesquisadores. O Marlboro Milds foi introduzido no mercado nacionalmente em 2000, e se tornou popular entre jovens. Essa entrada coincidiu com o aumento do mentol no Marlboro Mentol, cujo publico-alvo são os fumantes mais velhos. O milds foi responsável por praticamente 80% do crescimento da companhia na categoria mentol naquele ano.

Congresso

William Phelps, porta-voz da Philip Morris EUA, a maior companhia de tabaco dos Estados Unidos, disse que o estudo inclui trechos de diversos documentos de marketing. "Essas marcas são pensadas para atender às diversas preferências de adultos. Discordamos com os autores de que os níveis de mentol sejam manipulados para ganhar mercado entre adolescentes."

Greg Connolly, um dos autores, disse que a indústria foi cuidadosa para não citar adolescentes nos documentos que revisou da década de 1980 a 1990. "Eles falam de jovens fumantes. Para mim, isso é quase um eufemismo para adolescentes."

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