Empresário brasileiro compra lance de escada da Torre Eiffel

Paris, 20 out (EFE) - Um empresário brasileiro arrematou hoje um lance de escadas original da Torre Eiffel em um leilão em Paris por 80.550 euros (US$ 107 mil), segundo informou hoje a casa encarregada da venda do lote.

EFE |

Trata-se de um lance de degraus helicoidal de 3,5 metros e que fazia parte do famoso monumento parisiense, afirmou a casa Drouot em comunicado.

Pesando 700 quilos, os 18 degraus vendidos, que foram fabricados e colocados na famosa torre em 1889, tinham sido retirados do lugar em 1983.

Há quase um ano, vários degraus de outro lance alcançaram os 180 mil euros (US$ 239 mil) e foram adquiridos pela empresa holandesa Eiffel, patrocinadora de uma equipe de basquete chamada Eiffel Towers.

As duas peças faziam parte da escada de espiral de 300 metros de altura que uniu, até finais do século passado, o segundo ao terceiro andar da Torre Eiffel na época em que os turistas tinham que subir a pé até o alto do monumento, na falta de elevadores.

A peça leiloada hoje é um dos 24 lances que resultaram da divisão da escada, quando esta foi retirada da torre.

Em 1983, 20 deles foram vendidos em leilão e, hoje em dia, um deles está exposto perto da Estátua da Liberdade em Nova York e outro na casa de Walt Disney, também nos Estados Unidos. EFE jam/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG