Emprego formal avança no País, mas renda cresce em ritmo menor; veja dados da Pnad

Apesar da continuidade do forte avanço do emprego formal no País e da redução, ainda que pequena, das históricas desigualdades no Brasil, sérios problemas - como trabalho infantil e analfabetismo ¿ ainda persistem no País. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Redação |

A pesquisa aponta ainda que o rendimento da população aumentou, mas em ritmo menor. O trabalho infantil diminuiu, mas ainda são 4,5 milhões de crianças exploradas em todo o País. A taxa de analfabetismo se manteve estável, de 2007 para 2008. Ainda hoje, um em cada 10 brasileiros não sabe ler e escrever.

AE
Índices melhoram, mas País enfrenta problemas
Cada vez mais brasileiros moram sozinhos. O número de residências com apenas um morador subiu para 12%, em 2008. O brasileiro também tem investido mais no sonho da casa própria, e conseguido quitar essa dívida.

A população segue envelhecendo. A cor dos brasileiros sofreu uma pequena mudança no último ano. Em 2008, houve aumento de 1,3 ponto percentual nas pessoas declaradas pardas e redução de 0,7 das pretas e de 0,8 das brancas. Mas, ainda assim, a população é majoritariamente branca, com 48,5%. 

Na hora da compra, o fogão segue como o bem de consumo mais popular entre os brasileiros ¿ perdendo até mesmo para a televisão, geladeira e rádio. Em 2008, ainda mais pessoas adquiriram um telefone. Já a internet, apesar do crescimento registrado na última década, apenas 23,8% tem acesso.

Pnad

A Pnad é realizada por meio de uma amostra de domicílios. O estudo, publicado anualmente, traz uma radiografia da situação econômica do País, com informações sobre população, migração, educação, trabalho, família, domicílios e rendimentos.

Em 2008, foram pesquisados 391.868 pessoas e 150.591 casas, distriduídas pelo País. O levantamento foi feito entre 29 de setembro de 2007 e 27 de setembro de 2008. 

Veja os principais dados da Pnad 2008:

Leia mais sobre: Pnad

    Leia tudo sobre: 2008ibgepnad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG