Embrião petista do Comitê de Campanha já se reúne com a ministra Dilma

Não é nada oficial, até porque a Lei Eleitoral não permitiria. Mas um grupo do PT já tem se reunido seguidamente com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, às vezes até no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do governo federal, enquanto o prédio do Palácio do Planalto está em obras, para discutir o programa de governo a ser apresentado na campanha eleitoral.

Tales Faria, iG Brasília |

Formalmente, o PT só tem uma comissão constituída para tratar das eleições de 2010: é o chamado GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral), sob a coordenação do presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP), e integrado por sete membros do Diretório Nacional, um representante dos prefeitos petistas, dois deputados federais e uma senadora do partido.

O GTE é encarregado de levantar a situação do PT em cada Estado, analisar pesquisas de opinião e possibilidades de alianças eleitorais.

Já o grupo que tem se reunido com a candidata Dilma Rousseff é menor. Também é integrado pelo presidente do PT, Ricardo Berzoini, mas tem um nome da confiança pessoal do presidente Lula, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que está trabalhando arduamente na campanha de Dilma para arregimentar o apoio de empresários à candidata petista. O outro integrante do grupo é muito ligado à propria Dilma: o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel.

Vez por outra, eles encontram-se com algum membro do governo para discutir temas específicos. Além de circularem com desenvoltura pela Esplanada dos Ministérios e pelo CCBB, Palocci e Pimentel, assim como Berzoini, têm sido chamados a participar dos momentos mais decisivos da pré-campanha, como o encontro com a cúpula do PMDB na residência do presidente Lula.

Embrião do comitê

"Não é um grupo oficial, até porque ainda não é o momento. Trata-se apenas de uma discussão interna do PT que será depois apresentada aos demais partidos da aliança. Aliás, cada partido deve estar fazendo a sua discussão também. Então, podemos dizer que se trata de um embrião do comitê de programa de governo", explica o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP).

A função deste grupo é discutir uma proposta de programa de governo a ser apresentada ao Diretório do partido que irá designar uma comissão oficial para tratar do assunto.

Esta comissão entregará formalmente à candidata as teses que o PT gostaria de ver incorporadas ao seu programa de campanha. Um texto que será submetido aos demais partidos que apóiam a candidatura Dilma, como o PMDB, o PCdoB, o PDT, o PRB e, talvez, o PSB e o PP. Só, então, será elaborado o texto definitivo do programa de governo da campanha de Dilma.

Leia mais sobre eleições 2010

    Leia tudo sobre: dilmaeleições 2010pt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG