sucatinha - Brasil - iG" /

Embraer entrega à Presidência avião para substituir sucatinha

BRASÍLIA ¿ A Embraer entregou nesta sexta-feira à Força Aérea Brasileira (FAB) uma das duas aeronaves adquiridas por contrato em junho do ano passado para ser utilizada pela Presidência da República. Os aviões vão substituir dois modelos da Boeing que operam no Grupo de Transporte Especial (GTE) do governo brasileiro desde 1976.

Christian Baines, repórter em Brasília |

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o principal motivo para a aquisição foi o alto custo de manutenção dos antigos modelos da Boeing. As aeronaves já não estão no mercado civil e, portanto, é difícil adquirir alguns itens de manutenção.

Eles têm um vocativo. São nossos sucatinhas. Os problemas relacionados a sua manutenção levaram a FAB solicitar a compra à Presidência da República. Por absoluta necessidade e para fazer coincidir com a presença do Brasil, no mundo, disse.

Divulgação
Imagem do novo avião da presidência que irá substituir um dos "sucatinhas"
Batizada de Bartolomeu Gusmão, cientista brasileiro que criou o aerostato (um balão de ar quente), a aeronave Embraer 190 terá capacidade para 54 passageiros, além de um espaço privativo para o presidente da República.

Divulgação
Imagem interna do avião
O modelo tem autonomia para ligar Brasília a qualquer outra capital do País e às capitais de todos os países da América do Sul, sem fazer nenhum escala. 

Essa aeronave vai amanhã para Lisboa e na próxima semana, aterrisa em Copenhagen com o presidente (Luis Inácio Lula da Silva) a bordo, em sua primeira viagem presidencial internacional. A nova aeronave conta com os mais sofisticados equipamentos na indústria aérea. Voa 5,3 mil quilômetros.

A frota do GTE conta ainda com um avião Airbus A319, batizado de Santos Dumont, adquirido em 2005, e apelidado de 'Aerolula'. Os dois Boeing 737-200 continuarão realizando vôos pelo governo brasileiro até o fim deste ano.

Leia mais sobre: avião - Lula

    Leia tudo sobre: lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG