Em tempo de recessão, Broadway tenta manter seu público

NOVA YORK ¿ A Broadway lançou nesta sexta-feira uma campanha para atrair público, num momento em que os gastos com entretenimento estão entre as primeiras vítimas nos orçamentos pessoais.

Reuters |

A Broadway League, entidade que reúne produtores da rua dos teatros de Nova York, juntou-se à NYC & CO, entidade municipal de marketing e turismo, para uma campanha impressa, nas ruas e na TV divulgando 19 novos espetáculos com estreia prevista para os próximos três meses.

Na primeira terça e quarta-feira de cada mês, menores de 18 anos ganharão um ingresso grátis quando acompanhados de um adulto pagante ¿ antes, a promoção só ocorria uma vez por ano.

"Estamos em tempos econômicos mais difíceis, o mundo está cheio de escolhas, e nosso trabalho é lembrar as pessoas de que a Broadway é uma escolha extraordinária", disse George Fertitta, executivo-chefe da NYC & Co.

Ele disse que a recessão global deve afetar o turismo internacional, mas que eis aí uma grande oportunidade para que Nova York e a Broadway atraiam mais norte-americanos.

Em 2008, a Broadway faturou 941 milhões de dólares, e em 2007, quando houve uma greve de 19 dias, arrecadou 938 milhões de dólares, segundo a Broadway League. Em 2008, 37 espetáculos foram tirados de cartaz, mesmo número que em 2006. Em 2007, 32 shows deixaram os palcos.

Só no primeiro mês deste ano, 12 espetáculos foram cancelados, e vários outros devem terminar nas próximas semanas. Charlotte St. Martin, diretora-executiva da Broadway League, disse que devido a isso as vendas de ingressos também caíram muito, mas que "a lotação nos shows que estão abertos está indo muito bem".

De acordo com ela, dois terços dos espetáculos descontinuados eram programações por tempo limitado.

"Estamos lembrando a todos, porque todos têm consciência dos preços, que há ingressos disponíveis em todos os níveis de preços", disse St. Martin. "As pessoas querem ver um show da Broadway especialmente durante tempos econômicos difíceis."

Produtores dizem que está ficando mais difícil atrair investidores para novos espetáculos, e que vários não conseguiram patrocínio para esta temporada.

A Broadway gera mais de 5 bilhões de dólares por ano para a economia de Nova York, e cerca de 45 mil pessoas dependem direta ou indiretamente desse setor.

Uma pesquisa feita em novembro pelo instituto Ipsos em 22 países, inclusive os EUA, mostrou que 72 por cento das pessoas estavam reduzindo gastos domésticos. Para 76 das famílias, a primeira coisa a ser cortada é o entretenimento.

(Reportagem de Michelle Nichols)

Leia mais sobre: Broadway

    Leia tudo sobre: broadwaymusical

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG