kit fissura para fumantes - Brasil - iG" /

Em SP, centro estadual cria kit fissura para fumantes

Se bater aquela vontade de fumar, coma fibras naturais, como uva passa, para acabar com o desejo. Alimentos dessa natureza são distribuídos gratuitamente no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a pacientes dependentes do cigarro que tentam largar o vício.

Agência Estado |

O objetivo do ‘kit fissura’ é desviar a atenção da vontade de fumar. Segundo a diretora do Cratod, Luizemir Lago, o paciente, enquanto mastiga, perde a vontade de acender um cigarro. “Comer substitui a mensagem enviada pelo nicotina ao cérebro e neutraliza-se a vontade do tabaco.”

O ‘kit fissura’ começou a ser usado em forma de teste em 2008 no Cratod, que atende 2,4 mil pacientes por ano que querem largar o vício. Diante da aceitação, o serviço agora é permanente. Os dependentes recebem nas quatro primeiras sessões do tratamento um saco plástico vedado com fibras secas, como damasco, uva passa, cravo, canela e casca crocante de laranja. A ideia de colocar frutas secas no cardápio partiu das nutricionistas do Cratod. “Não são tão calóricas e a sacola pode ser levada para qualquer lugar.”

Além das frutas secas, os pacientes comem os palitos - legumes, como pepino, e raízes, como a cenoura, cortados em tiras. Esses alimentos são indicados para evitar que os pacientes comam alimentos calóricos e engordem. “Muitos pacientes esqueciam de montar o kit ou escolhiam alimentos inadequados, como chocolate”, diz a médica do Cratod Stella Regina Martins. No tratamento eles recebem ainda medicamentos, gomas de nicotina e adesivos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG