Em São Paulo, ciclista é atropelado em ciclofaixa do Ibirapuera

A costumeira pedalada dominical do gráfico Hamilton Conceição, de 46 anos, foi interrompida bruscamente no domingo. Ele transitava na ciclofaixa que liga os parques do Povo e do Ibirapuera, quando foi atropelado no cruzamento da avenida República do Líbano com a rRua Professor Filadelfo Azevedo, na zona sul da capital.

Agência Estado |

Imprudente, o motorista invadiu a ciclofaixa, realizando uma conversão proibida, e derrubou Conceição de sua bicicleta. Socorrido por testemunhas e pelo próprio motorista, que parou para auxiliar, o ciclista foi encaminhado ao Hospital São Paulo, na Vila Clementino. "Felizmente, só quebrei a clavícula", disse Conceição, quando saiu da ala de ortopedia. "Deveria haver uma fiscalização maior da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para evitar esse tipo de acidente."

O ativista André Pasqualini, diretor do Instituto CicloBR, defende que isso não bastaria. "Mesmo se colocassem um marronzinho lá, há os que desrespeitariam", diz. "A solução é punir, prendendo, exigindo indenizações e cassando a carta de quem matasse no trânsito." Neste caso, o ciclista Conceição não pretende processar o motorista, que foi apenas multado.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, promete medidas contra acidentes como este. "Até o próximo fim de semana, tomaremos providências", afirmou. "Continuaremos a ter estatísticas positivas com a ciclofaixa."

Leia mais sobre: ciclofaixas

    Leia tudo sobre: transito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG