Em São Paulo, blitze da lei seca prendem foragidos

A Polícia Militar (PM) de São Paulo mudou neste ano a forma de fazer as blitze da chamada lei seca e conseguiu um efeito colateral nas operações. Em meio aos sopros do bafômetro, 51 procurados pela Justiça, entre acusados de tráfico e roubo, foram flagrados nas fiscalizações.

Agência Estado |

Um mapeamento feito com base nos 20 foragidos encontrados por um só dos 44 comandos da capital paulista mostra o perfil dos crimes e infrações cometidos. Do total, nove deviam pensão alimentícia. Os outros 11 eram suspeitos de roubo, furto ou tráfico e até corrupção de menores. Nas operações que buscavam garantir um trânsito "mais sóbrio" ainda foram apreendidas 29 armas - sendo dez brancas. Vinte e uma pessoas portando drogas também acabaram detidas. Como comparação, apenas cinco motoristas com drogas foram flagrados em 2008.

Em 2007, a PM paulista montou o sistema de fiscalização de embriagados no trânsito, chamada de Operação Direção Segura, antes mesmo da vigência da lei que estabeleceu até pena de prisão para quem bebesse e dirigisse (lei de junho de 2008). Só agora, porém, mais de dois anos depois, os procurados judicialmente passaram a ser encontrados. A "conquista" surgiu da determinação, de abril, para que todos os motoristas que passassem pela rua com blitz fossem fiscalizados - e não só aqueles que dirigem em atitude suspeita. Mais gente fiscalizada, mais gente enquadrada.

Alcoolizados

A alteração do método de fiscalização da lei seca trouxe outros efeitos além da identificação de procurados pela Justiça, avalia a PM. O número de alcoolizados ao volante identificado em outubro deste ano, 4,6%, foi o menor já registrado, em comparação a todos os períodos em que a polícia montou esquemas especiais para fiscalizar condutores que beberam antes de dirigir. A média de reprovados no bafômetro já chegou em dois em cada dez que faziam o teste. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG