Em reunião aberta, deputada defende troca do relator do Conselho de Ética

BRASÍLIA - A deputada Solange Amaral (DEM-RJ) defendeu nesta quarta-feira a substituição do deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) da função de relator do Conselho de Ética. Moraes relata o processo contra o deputado Edmar Moreira (MG), mas, na semana passada, adiantou que pediria a absolvição do colega e disse que estava ¿se lixando¿ para a opinião pública.

Carol Pires |

Solange Amaral protocolou, na última segunda-feira, um requerimento pedindo o afastamento de Sérgio Moares da relatoria. Hoje, os deputados irão decidir se o relator será ou não trocado. A sessão estava prevista para ocorrer sem a presença da imprensa. O presidente, José Carlos Araujo (PR-BA), decidiu, porém, de última hora, realizar a reunião aberta ao público. 

O papel do relator requer uma imparcialidade, requer um distanciamento necessário a que se possa produzir um relatório, defendeu a deputada Solange Amaral. Na avaliação dela, ao adiantar à imprensa a intenção de pedir a absolvição de Edmar Moreira antes mesmo de ouvir as testemunhas, ele fica descredenciado a relatar o caso.

Dono do Castelo

Sérgio Moraes é relator no Conselho de Ética do processo contra Edmar Moreira, conhecido nacionalmente por ser dono de um castelo avaliado em R$ 25 milhões no Sul de Minas Gerais. 

Moreira responde por quebra de decoro parlamentar por ter usado notas fiscais de sua própria empresa para pedir ressarcimento à Câmara dos Deputados. A corregedoria encontrou indícios de que o deputado tenha usado as notas fiscais para comprovar um serviço que não foi usado.

Leia também:

Leia mais sobre: Edmar Moreira

    Leia tudo sobre: edmar moreira

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG