Ensaio sobre a cegueira - Brasil - iG" /

Em Portugal, Saramago volta a elogiar filme Ensaio sobre a cegueira

Lisboa, 27 out (EFE).- O escritor José Saramago e o cineasta Fernando Meirelles se mostraram hoje satisfeitos com o filme Ensaio sobre a cegueira, inspirado na obra homônima do Nobel de Literatura, que está prestes a estrear em Portugal.

EFE |

Em declarações à imprensa, Saramago disse que se "emocionou" com o trabalho de Meirelles, embora tenha admitido que não foi fácil ser convencido a ceder os direitos de realização do filme.

Já Meirelles especificou que um livro é sempre muito mais complexo que um filme, mas sua obra "incide em muitos dos aspectos do livro" e, neste caso, vê a obra literária presente no longa.

O diretor se declarou "feliz" por essa fidelidade à obra original e, embora tenha reconhecido que o filme não atraiu muito público nos Estados Unidos, destacou que no Brasil é um sucesso.

O escritor e o cineasta concordaram que a literatura e a sétima arte dão visões diferentes das histórias, mas neste caso agradou aos dois o resultado.

Saramago confessou seu interesse em ver a reação ao filme de seus compatriotas, que transformaram o livro original em uma de suas mais aclamadas obras.

A versão cinematográfica de "Ensaio sobre a cegueira", com roteiro de Don McKellar, é uma co-produção de Brasil, Canadá e Japão protagonizada por Julianne Moore, Marc Ruffalo e Alice Braga. Atuam também Danny Glover e Gael García Bernal. EFE ecs/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG