Para ciclistas e pedestres, São Paulo está preparada só para carros" / Para ciclistas e pedestres, São Paulo está preparada só para carros" /

Em dois anos, somente 20% da meta de ciclovias em São Paulo foi construída

SÃO PAULO ¿ Em 2006, a Prefeitura de São Paulo já apontava o incentivo ao uso de bicicletas como uma das medidas para aliviar o trânsito e a poluição causados pelos carros. Em maio daquele ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SVMA) divulgou que havia condições ¿de imediato¿ para a implantação de 104 km de ciclovias, ciclofaixas e vias de tráfego compartilhado. Até março deste ano, no entanto, somente 23,5 km foram implantados, segundo números da própria secretaria. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/21/para_ciclistas_e_pedestres_sao_paulo_esta_preparada_so_para_carros_1278939.html target=_top Para ciclistas e pedestres, São Paulo está preparada só para carros

Juliana Simon, do Último Segundo |

Segundo a assessoria da secretaria, o atraso na implantação das ciclovias se deve, principalmente, ao fato de que a construção não depende somente da iniciativa da prefeitura, mas também de estudos aprofundados sobre onde as vias podem ser instaladas e da liberação de verbas.

Em maio de 2006, representantes de seis secretarias, entre elas a de Transporte, Infra-estrutura Urbana e Obras e Meio Ambiente, e integrantes da da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da SPTrans criaram o Grupo Executivo Pró-ciclista. 

Na época, a Secretaria do Meio Ambiente informou que dispunha de R$ 2,3 milhões para usar em projetos pró-ciclismo. No primeiro ano foram investidos R$ 700 mil e a secretaria não soube informar quanto foi gasto em 2007.

Até agora, foram instaladas sete ciclovias no Parque do Ibirapuera (5,5 km), Parque Anhanguera (2,7 km), Parque do Carmo (8,2 km), Parque Cemucam (2,6 km), na Avenida Faria Lima (1,3 km), na Avenida Sumaré (1,4 km) e na estrada da Colonia, em Parelheiros (1,8 km). Em 2007, foram instalados mil paraciclos (estacionamentos para bicicletas) nos parques municipais.

Há mais cinco projetos em elaboração. A implantação de ciclovia de 3 km no Parque Linear, no Itaim Paulista; uma ciclovia de 15 km no Butantã prevista para ser entregue em 2010; 3,3 km de ciclovia na antiga Estrada de Perus; 11,5 km de ciclofaixa em Ermelino Matarazzo.

A prefeitura promete 12 km de ciclovia na Radial Leste, a ser entregue até o final do primeiro semestre deste ano. O projeto custa R$ 9 milhões e, segundo a secretaria, os recursos serão repassados ao Metrô, que está executando a obra.

Segundo a secretaria, quando tudo o que está em desenvolvimento for entregue, São Paulo terá mais de 50 km de ciclovias implantadas. Metade do que foi prometido em 2006.

    Leia tudo sobre: ciclovia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG