rebatizada de gripe A) no País." / rebatizada de gripe A) no País." /

Em caso de pandemia, Brasil já tem estoque de medicamentos, afirma Ministério da Saúde

BRASÍLIA ¿ O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gérson Penna, afirmou nesta terça-feira que o Brasil já possui um estoque de medicamentos para enfrentar uma possível pandemia da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A) no País.

Carollina Andrade |

Há um estoque de medicamentos prontos. Em janeiro deste ano, foi aberto um processo para compra de medicamento para ser usado em caso de pandemia, destacou Penna. Entretanto, segundo ele, o medicamento só pode ser usado em pacientes que apresentarem os sintomas da gripe em até 48 horas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui matéria-prima e condições para produção de 9 milhões de tratamentos para influenza, que devem ser utilizados em casos de emergência. Para uso imediato, o Ministério da Saúde já adquiriu 6.250 tratamentos adultos e 6.250 tratamentos pediátricos.

Penna participa nesta tarde de debate entre as comissões de Seguridade Social e Família, de Defesa do Consumidor e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Devem ser discutidas as providências que estão sendo tomadas pelas autoridades brasileiras para o enfrentamento de uma possível propagação da "gripe suína" no País.


Leia também:


Entenda a "gripe suína"


Gripe suína no Brasil

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG