BRASÍLIA ¿ O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gérson Penna, afirmou nesta terça-feira que o Brasil já possui um estoque de medicamentos para enfrentar uma possível pandemia da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A) no País.

Há um estoque de medicamentos prontos. Em janeiro deste ano, foi aberto um processo para compra de medicamento para ser usado em caso de pandemia, destacou Penna. Entretanto, segundo ele, o medicamento só pode ser usado em pacientes que apresentarem os sintomas da gripe em até 48 horas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui matéria-prima e condições para produção de 9 milhões de tratamentos para influenza, que devem ser utilizados em casos de emergência. Para uso imediato, o Ministério da Saúde já adquiriu 6.250 tratamentos adultos e 6.250 tratamentos pediátricos.

Penna participa nesta tarde de debate entre as comissões de Seguridade Social e Família, de Defesa do Consumidor e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Devem ser discutidas as providências que estão sendo tomadas pelas autoridades brasileiras para o enfrentamento de uma possível propagação da "gripe suína" no País.


Leia também:


Entenda a "gripe suína"


Gripe suína no Brasil

Leia mais sobre: gripe suína

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.