Em busca da Câmara, Temer admite discutir presidência do PMDB

BRASÍLIA - O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), disse nesta segunda-feira que, após as eleições do Congresso, não há problemas em discutir a presidência do partido. Ele, que é candidato à presidência da Câmara, pode ter dificuldades caso sua sigla também queira o comando do Senado. Nesse caso, para afagar a bancada da Casa revisora, a presidência da agremiação pode ser a moeda de troca.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

"Vamos examinar esse assunto depois das eleições [da Câmara e do Senado]. Não tenho objeção para discutir isso", disse.

A bancada do PMDB no Senado ficou enfraquecida dentro do partido desde a reeleição de Temer à presidência da sigla, que contou com o apoio do PMDB da Câmara. Naquele momento, no início do ano passado, os peemedebistas do Senado apoiavam Nelson Jobim para presidir a legenda.

Agora, com o possível cumprimento do acordo de troca de mandatos entre o PT e o PMDB na Câmara, Temer teve sua candidatura fortalecida. Já o partido no Senado está dividido entre a candidatura do petista Tião Viana (AC) e o lançamento de um nome próprio.

Caso venham a apoiar o petista, a bancada do Senado reivindica a presidência do partido. Eles entendem que, com a presidência da sigla e da Câmara, Temer teria muita força no processo eleitoral de 2010. Isso porque, recentemente, o PMDB decidiu prorrogar por um ano o mandato de seus presidentes.

Apesar de estar disposto a discutir o assunto, o gesto de Temer foi interpretado por como jogo de cena por alguns senadores, uma vez que, caso vença a eleição na Câmara, dificilmente vai abrir mão da presidência do partido.

Dentro dessa grande disputa pela presidência do Congresso, outras mudanças devem acontecer. O PMDB também planeja a volta do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RN). A idéia é colocá-lo na liderança da legenda, cargo atualmente ocupado por Valdir Raupp (RO).

    Leia tudo sobre: senado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG