A Eletrobrás informou no início da noite, por meio de sua assessoria de imprensa, que os Estados do Nordeste enfrentaram nesta quarta-feira à tarde um apagão parcial durante cerca de 40 minutos.

Segundo a estatal, começou a faltar energia por volta das 13h50 (horário local, que é uma hora a menos de Brasília em razão do horário de verão) e a situação foi normalizada por volta das 14h30.

A Eletrobrás, que é controladora da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela transmissão na região, informou que o blecaute atingiu todos os Estados, mas em nenhum o apagão foi de 100%.

As causas do blecaute ainda estão sendo apuradas, mas o que se sabe até agora é que foi interrompido parte do fornecimento do Sudeste para o Nordeste. Segundo a empresa, normalmente, o Sudeste despacha 2,4 mil megawatts (MW) para os Estados do Nordeste, mas, no início da tarde, cerca de 800 MW deste total deixou de ser enviado.

Apesar de ter sido relativamente curto, esse é o terceiro apagão a atingir mais de um Estado desde o final do ano passado. Em novembro, 18 Estados foram atingidos por um grande apagão causado pela queda do sistema de transmissão de Itaipu. Em janeiro, Acre e Rondônia ficaram sem luz por uma falha na recém-inaugurada linha que conecta os dois Estados ao Sistema Interligado Nacional.

Leia mais sobre: blecaute

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.