Desmatamento na Amazônia Legal dobra de julho para agosto, diz Inpe" / Desmatamento na Amazônia Legal dobra de julho para agosto, diz Inpe" /

Eleições contribuem para aumento do desmatamento, diz Minc

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, culpou as eleições municipais pelo aumento do desmatamento da Amazônia Legal entre janeiro e agosto deste ano. Segundo estudo divulgado pelo ministério, nos anos eleitorais de 1996, 2000 e 2004, a área desmatada foi, em média, de 19,7 mil quilômetros quadrados. Nos demais anos, quando não houve eleições, este número foi de 17,3 mil quilômetros desmatados. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/29/desmatamento_na_amazonia_legal_dobra_de_julho_para_agosto_1942878.html target=_topDesmatamento na Amazônia Legal dobra de julho para agosto, diz Inpe

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

Historicamente, nos anos de eleição, o desmatamento aumenta. Isso acontece porque os governadores e prefeitos não querem ser antipáticos, hesitar em dar multas e embargar terras em véspera de eleição, declarou Minc.

Em agosto deste ano, foram desmatados 756 quilômetros quadrados, o que representa o triplo do mesmo período do ano passado, quando apenas 230 quilômetros quadrados da Amazônia Legal foram destruídos, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em julho deste ano, o total devastado foi de 523 quilômetros quadrados.

Além das eleições, outros fatores, apontados por Minc, que influenciam o desmatamento são a forte pressão fundiária e a grilagem de terras públicas, a expectativa de regularização fundiária e o aumento da atividade agropecuária, principalmente no Pará.

Ainda segundo Minc, na primeira quinzena de agosto, atraso na chegada de carros para uso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) diminuiu a fiscalização nessas áreas.

Leia também:


Leia mais sobre:
desmatamento

    Leia tudo sobre: desmatamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG