Ele investem cada vez mais na aparência

Ele investem cada vez mais na aparência Por Marcos Burghi São Paulo, 11 (AE) - Os homens brasileiros estão mais vaidosos. Em 2007, eles gastaram US$ 1,79 bilhão (cerca de R$ 4,5 bilhões) em cosméticos como xampus, cremes e perfumes.

Agência Estado |

O valor só perde para o dinheiro que os americanos deixaram nos caixas das perfumarias, algo em torno de US$ 5 bilhões (R$ 12,5 bilhões).

Os números, do Instituto Euromonitor, órgão internacional especializado em pesquisa de marketing, revelam, ainda, que o valor do gasto dos brasileiros com itens de higiene e beleza nacionais e importados cresceu 19% em comparação com 2006. O aumento é superior aos 4% registrados nos Estados Unidos, o maior consumidor mundial no segmento.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que a produção destes itens no País também aumentou. Em 2007, superou as 30 milhões de toneladas ante 20,7 milhões registradas em 2002. O faturamento da indústria ultrapassou R$ 1,9 bilhão, valor 93% maior que o registrado cinco anos antes.

Alberto Kurebayashi, vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), instituição que representa as empresas de matéria-prima e de produto acabado do setor, diz que o aumento é fruto de uma preocupação crescente dos homens brasileiros com a própria aparência.

Na avaliação do diretor da ABC, as novas gerações querem muito mais que xampus e loção pós-barba, itens tradicionais da higiene pessoal masculina.

Segundo ele, os consumidores de hoje buscam produtos mais completos, como xampus que reúnam condicionador e propriedades anticaspa ou alternativas que sirvam para todo o corpo. A mudança, analisa Kurebayashi, é fruto de uma combinação de fatores. Ele cita a melhoria da condição econômica, a publicidade e a maior pressão das mulheres e namoradas como principais razões. De acordo com o representante da ABC, as preferências dos homens são por produtos multifuncionais, que reúnam diversas propriedades. "O público masculino não quer perder tempo usando vários produtos. Tem preferência por um creme que seja refrescante e sirva para corrigir rugas ao mesmo tempo", exemplifica.

Outra diferença, segundo Kurebayashi, está na embalagem. Segundo ele, homens não querem nada com potes, identificados com cosméticos femininos. Eles preferem bisnagas e, de preferência, que contenham a expressão "for men" (para homens).

Segundo ele, também aumentou a ida de homens a clínicas de estética, sobretudo em busca de tratamentos de pele, depilação peitoral e correção de gordura localizada. Ele estima que, atualmente, 40% dos clientes dos estabelecimentos de estética sejam do sexo masculino. "Vão mais à noite ou no final da tarde, quando o movimento é menor. Muitos pedem sigilo", afirma. Kurebayashi acredita que os homens também perceberam que boa aparência é importante para o sucesso profissional.

O gerente de vendas Nilson França, 47 anos, começou a freqüentar salões de beleza em 2005. Foi levado pelas mãos da esposa e, timidamente, usufruía do serviço de corte de cabelo, opção confortável até para os mais conservadores.

Hoje, freqüenta o local semanalmente e conta que a cada quinzena reserva um sábado para serviço completo, o que inclui manicure, tingimento do cabelo e, eventualmente, "peelling", técnica que permite a limpeza e o rejuvenescimento da pele do rosto.

CUIDADOS COM A IMAGEM
Num sábado recente, conta, saiu de casa para um compromisso e, em seguida, decidiu passar no salão que habitualmente freqüenta para fazer as unhas. No local, resolveu fazer uma limpeza de pele. Por conta da nova decisão, passou cerca de cinco horas no salão, o que levou a mulher a estranhar a demora. "Difícil foi fazê-la acreditar que eu havia estado todo o tempo no salão", lembra.

Ele atribui os cuidados com a aparência ao fato de que, como representante de uma multinacional americana, precisa estar sempre "com boa apresentação". Além das idas freqüentes a um salão de beleza, França usa regularmente xampus, perfume e, diariamente, um gel para que o cabelo não fique "armado". "Mesmo aos 47 anos, meu cabelo ainda cresce e tenho de aproveitar essa vantagem competitiva", brinca.

O ator Márcio Bertie, 28 anos, usa diariamente sabonete hidratante para o rosto, xampu, condicionador e protetor solar. Ele explica que passou a se cuidar mais há quatro anos, por conta da profissão.

"Como sou ator, resolvi cuidar mais de minha imagem e tomei gosto", informa. Ele conta que, a cada 15 dias, vai a um salão para fazer limpeza de pele, massagem e corte de cabelo.

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