El Niño deve provocar chuva acima da média no Sul e Sudeste nesta primavera

SÃO PAULO - A primavera começa nesta terça-feira no Brasil, às 18h18. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno El Niño deve influenciar no clima do País nesta estação. A previsão para as regiões Sul de Sudeste é de chuvas acima da média para o período.

Redação |

  • Veja a previsão do tempo para todo o País

    AE
    Jacarandá mimoso no Parque Villa Lobos, em São Paulo, na segunda-feira

    Jacarandá mimoso no Parque Villa Lobos, em São Paulo

    O norte da região Norte e o norte do Nordeste, porém, devem ter chuvas abaixo da média, o que pode prejudicar Estados como o Piauí, que já sofre com a seca.

    De acordo com o Inmet, o aquecimento acima do normal das águas do oceano Pacífico acaba interferindo na circulação atmosférica e, consequentemente, no ciclo das chuvas, o que explica o fenômeno.

    O instituto alerta que pode chover um pouco acima da média no Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Goiás. Nas demais regiões do País, a tendência é que as chuvas fiquem na faixa normal do período.

    Temperatura

    Segundo o Inmet, esta primavera tende a ser um pouco mais quente que a média. A temperatura pode ser um ou dois graus mais alta, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do País.

    O Sul pode ter temperaturas mais baixas, mas sem quedas bruscas de temperatura.

    No Sudeste, de acordo com a Climatempo, fará um pouco mais de calor do que a média. Com muitos dias de sol forte, recordes de temperatura máxima deste ano devem ser batidos.

    O começo da primavera ocorre todos os anos entre os dias 21 e 23 de setembro.

    Leia mais sobre: primavera

    • Leia tudo sobre: previsãoprimavera

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG