Eike Batista seria alvo da PF em ação contra fraude em licitação

SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira, a Operação Toque de Midas, que investiga fraudes no processo licitatório de concessão da estrada de ferro do Amapá.

Redação |

Empresário Eike Batista
Empresário Eike Batista seria alvo de ação da PF
Foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão, sendo que um deles, segundo informações do Portal do Estado de S.Paulo, está sendo cumprido na casa do empresário Eike Batista, no Rio de Janeiro. A operação também ocorre nos Estados do Amapá e Pará.

Leia a nota da Polícia Federal na íntegra:

"Na manhã de hoje, 11, foi deflagrada pela Polícia Federal no Amapá, a Operação Toque de Midas. Tal operação resultou de investigação que tem por objetivo averiguar uma possível fraude ao processo licitatório de concessão da estrada de ferro do Amapá, que liga os municípios de Serra do Navio e Santana e é responsável pelo transporte de minério do interior do estado para o Porto de Santana às margens do Rio Amazonas.

Foram encontrados indícios de direcionamento da licitação para que as empresas de um mesmo grupo vencessem o certame. Tal direcionamento se daria com o ajuste prévio de cláusulas favoráveis às empresas deste grupo, principalmente as referentes à habilitação dos participantes no procedimento licitatório, afastando, dessa forma, demais interessados na concessão da estrada de ferro.

Referida concessão foi obtida por uma segunda empresa perante o Governo do Estado do Amapá. A companhia vencedora repassou a concessão para a primeira empresa, ambas do mesmo grupo econômico.

Ainda, a investigação tem por objeto o possível desvio de ouro lavrado nas minas do interior do estado, havendo fortes suspeitas de que o minério não esteja sendo totalmente declarado perante os órgãos arrecadadores de tributos, principalmente a Receita Federal.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal do Amapá"

    Leia tudo sobre: eike

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG