Edição 2009 do FILE começa nesta terça-feira no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO - Nesta terça-feira, começa a edição 2009 do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) no Rio de Janeiro. O evento acontecerá na Oi Futuro, até o dia 19 de abril. Na programação, o melhor da cultura eletrônica e digital produzida em todo o mundo.

Redação |

O FILE é realizado no Brasil há dez anos, mas essa é somente a quarta edição do festival no Rio. Há trabalhos nas áreas de webart, inteligência artificial, móbile art, animação computadorizada, software art, além de instalações de arte eletrônica

A programação também incluiu o FILE CD (Cinema Documenta). Trata-se de uma mostra audiovisual sobre a cultura eletrônica, com trabalhos que questionam os novos fenômenos sociais, comportamentais e culturais que emergem em eventos de linguagem eletrônica.

Entre os destaques da mostra são as obras "Skinstrument", instalação que emite sons quando as pessoas se tocam, e "Crepúsculo dos Ídolos", mecanismo que distorce imagens de TV de acordo com os sons feitos por espectadores num microfone.

Veja no vídeo abaixo, filmado na Holanda em 2006, como funciona o "Skinstrument":


Ainda estão na programação do festival um simpósio sobre cultura digital, que acontece nesta terça e quarta na Oi Futuro. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser realizadas no site oficial do FILE 2009 .

Neste final de semana, os destaques são duas performances inéditas. No sábado (14), às 18h30 e às 19h30, será exibida "Sonocromática", uma performance visual e sonora que faz referência ao trabalho do artista brasileiro Abraham Palatinik.

A obra apresenta, no centro do palco, uma caixa com faces de tecido branco com luzes coloridas em seu interior. Simultaneamente uma animação com luzes é projetada no fundo do palco. A apresentação prossegue com sons produzidos e captados em tempo real.

No domingo, em três horários (18h30, 19h e 19h30), será apresentada "Teia". Trata-se de uma construção de uma "teia" formadas por fitas adesivas, no centro de um placo, com uma tela de fundo onde são projetadas imagens.

Com microfones afixados nos pulsos, dois performers iniciam a composição da teia ao vivo, amplificando o som do emaranhado das fitas. As performances também acontecem na Oi Futuro, com entrada gratuita.

FILE RIO

Exposições
Local: Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo
Abertura para convidados: 09/03, às 19h30
Data: de 10/03 a 19/04
Horário: de terça a domingo, das 11h às 20h
Informações: 21 3131 3060
Entrada franca

Simpósio
Local: Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63 ¿ Flamengo
Datas e horários: dias 10 e 11/03, a partir das 18h
Inscrições online gratuitas no site FILE 2009

Performances
Local: Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63 ¿ Flamengo
Datas e horários: dias 14 e 15/03
Dia 14, performance SONOCROMÁTICA, às 18h30 e 19h30
Dia 15, performance TEIA, às 18h30, 19h e 19h30
Entrada franca, distribuição de senhas meia hora antes do início das apresentações

    Leia tudo sobre: file 2009

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG