É preciso desenvolver a cultura de viagem, diz ministro do Turismo

Teve início nesta quarta-feira, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo, a quarta edição do Salão do Turismo ¿ Roteiros do Brasil. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento reúne empresas do setor de todo o País. Para o ministro do Turismo, Luiz Barreto, a feira é uma vitrine para o turismo. ¿[O Salão] oferece uma amostra do que o Brasil tem de melhor¿, disse ele na cerimônia de abertura do evento nesta manhã.

Juliana Kirihata, repórter do Último Segundo |

De acordo com o ministro, a feira é importante para promover os destinos e as opções de pacotes oferecidos pelas agências, permitindo ao visitante planejar suas férias ou feriados. É preciso desenvolver a cultura de viagem.

Durante a cerimônia, que também contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do ministro dos Esportes, Orlando Silva, entre outras autoridades, foi destacada a importância da Copa de 2014 para o turismo brasileiro.

É a Copa de 2014 a maior plataforma do Brasil para fazer a promoção [do País], afirmou Silva.  Para ele, outro evento que poderia promover o turismo no País seria a Olimpíada de 2016. Vocês vão abrir os jornais em outubro e verão a manchete: O Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos, disse, otimista. A rede de última geração de arenas vai sintonizar o Brasil no circuito mundial do entretenimento. 

Segundo o ministro do turismo, durante a Copa de 2014 pelo menos 500 mil estrangeiros circularão no País, que já está, de acordo com ele, sendo preparado para receber o Mundial de Clubes. Desde 2007 o ministério faz ações específicas. A partir de agosto, teremos aulas de inglês e espanhol para os recepcionistas, completou. 

Destinos

Na feira, que dura de 1º a 5 de julho, os visitantes podem conhecer roteiros turísticos do Brasil e adquirir pacotes e produtos. O público também pode ver e comprar artesanato, assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País e experimentar comidas típicas. A programação conta ainda com debates e palestras sobre temas relacionados ao turismo.

Ao todo, estão presentes no "Salão do Turismo ¿ Roteiros do Brasil" 300 estandes em uma área de 50 mil m². O evento está dividido em sete módulos:

- Feira de Roteiros Turísticos;
- Núcleo de conhecimento;
- Área de comercialização (onde o visitante irá poder comprar sua viagem);
- Vitrine Brasil (área com artesanato, moda e manifestações artísticas);
- Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas de agentes de turismo);
- Missões Promocionais - Press Trip (visitas de profissionais de imprensa);
- Rodada de negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização) 

A feira poderá ser conferida até sexta-feira das 14h às 22h, e no sábado e domingo, entre 10h e 22h. Os valores dos ingressos variam entre R$ 10 (válido para cada dia) e R$ 15 (válido para todos os dias). Estudantes e professores pagam meia-entrada e maiores de 60 anos não pagam. A estimativa é de que 12 mil pessoas passem pelo salão diariamente.

O Pavilhão de Exposições do Anhembi fica na avenida Olavo Fontoura, número 1209, no bairro Santana. Para mais informações sobre o evento acesse o site: http://www.salao.turismo.gov.br/

Leia mais sobre: Salão do Turismo

    Leia tudo sobre: anhembisão pauloturismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG