Dragagem do canal do Porto de Itajaí começa esta semana

BRASÍLIA - Os trabalhos de dragagem (retirada do lixo) do canal de acesso do Complexo Portuário do Itajaí-Açu, em Santa Catarina, começam nesta semana. O objetivo é recuperar o porto, que ficou sem funcionar depois de ser atingido pelas enchentes que castigaram a região do Vale do Itajaí no final de novembro.

Agência Brasil |

Através de comunicado divulgado no site do porto, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, garantiu que no até máximo a próxima quarta-feira (17) as dragas começam a operar.

O prazo para a conclusão da obra é de 90 dias mas, de acordo com informações divulgadas pelo Porto de Itajaí, Brito adiantou que a empresa responsável pela obra já se propôs a terminar a dragagem antes do tempo determinado.

Três dragas devem chegar a Itajaí nos próximos dias. A maior delas tem capacidade operacional para 13 mil metros cúbicos. Os outros dois equipamentos tem capacidade para 3,5 mil e 5 mil metros cúbicos cada. A previsão é de que o trabalho conjunto das três dragas eleve a profundidade do canal para 11 metros em aproximadamente 60 dias, diz o comunicado.

O consórcio formado pelas empresas EIT Empresa Industrial Técnica S/A, DTA Engenharia Ltda, Equipav S/A Pavimentação e Comércio e CHEC Dredging e CO. Ltda, representantes da chinesa Shangai Dredging Co. foi escolhido após análise técnica feita pela Secretária Especial de Portos. O valor do contrato é de R$ 17,5 milhões.

Leia também:

Leia mais sobre: Santa Catarina

    Leia tudo sobre: santa catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG