Dortmund sedia Love Parade na Alemanha

BERLIM - A cidade alemã de Dortmund recebeu neste sábado milhares de amantes da música eletrônica que se reuniram em pleno coração da antiga bacia mineradora de Ruhr para participar da Love Parade, o maior festival de música tecno ao ar livre do mundo.

EFE |

Sob o lema "Highway to Love" ("Estrada para o amor"), a Love Parade foi celebrada este ano pela segunda vez fora de seu lugar original, Berlim, onde surgiu há quase 20 anos.


Milhares de pessoas participaram neste sábado da Love Parade / EFE

Com o exagero como traje obrigatório combinado com uma grande quantidade de látex, os fãs de tecno seguiram o ritmo de mais de 250 djs de 15 países, seja na rua ou em cima de um dos 37 carros alegóricos que desfilavam.

Nos próximos anos, a Love Parade será realizada nas localidades de Bochum, Duisburg e Gelsenkirchen, todas elas na Bacia do Ruhr.

No ano passado, em Essen, os organizadores desta festa nômade, que começou há 19 anos, contaram com o dj Doktor Motte, que animou os 1,2 milhão de presentes.

EFE
Festa anima multidões na Alemanha
Festa anima multidões na Alemanha
A festa, que desde 1989 ocorria na capital todo ano no mês de julho -exceto em 2004 e 2005, quando foi suspensa por falta de recursos - foi cancelada em Berlim há um ano, depois de os organizadores terem afirmado que não tinham recebido ainda permissão da Prefeitura.

Mas a Love Parade terminou realmente em 2001, quando as autoridades berlinenses, que até então tinham concedido à festa o status de manifestação política e assumido os custos de limpeza, disseram basta, apoiados por uma decisão do Tribunal Constitucional que confirmou o caráter comercial da reunião.

A partir de então, o número de participantes começou a cair vertiginosamente, de 1,5 milhão de pessoas em 1999, até que em 2004 todos os patrocinadores se retiraram.

Em 2006, foi "ressuscitada" graças à nova organização, ao apoio da capital alemã, transformada em uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol, e a um verão (hemisfério norte) excepcionalmente agradável.

Leia mais sobre Love Parade

    Leia tudo sobre: love parade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG