SÃO PAULO - Os dois primeiros trechos da nova pista central da Marginal Tietê, em São Paulo, foram liberados na manhã desta sexta-feira, segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Os dois trechos, com um total de 3,4 quilômetros de extensão, estão

AE
Trecho da nova pista da Marginal Tietê
localizados no sentido Castello Branco. O primeiro, com 2,2 quilômetros, fica entre as pontes da Freguesia do Ó e da CPTM.

Segundo a CET, a nova pista, com três faixas de rolamento, irá permitir maior fluidez do tráfego em direção ao Complexo Anhanguera-Bandeirantes aliviando a concentração do fluxo da via local principalmente no entorno das pontes da Freguesia do Ó e do Piqueri.

Já o segundo, de 1,2 quilômetro, tem início 200 metros antes da ponte do Tatuapé e se estende até a saída da rodovia Presidente Dutra. O acesso para a nova pista central é feito tanto pela pista expressa como pela local.

Lentidão

Às 12h, a CET registrou na cidade 101 quilômetros de lentidão, índice considerado acima da média para o horário.

Só na Marginal Tietê, há congestionamento pela pista expressa, entre as pontes Imigrante Nordestino e da Vila Guilherme, no sentido Castello Branco. Pela local, a lentidão vai da ponte Aricanduva até a da Casa Verde.

No sentido Ayrton Senna, o trânsito é lento da ponte dos Remédios até a do Piqueri.

Pontes interditadas

Para a realização das obras da Nova Marginal, cinco pontes da Marginal Tietê serão parcialmente interditadas, segundo a Dersa e a Secretaria de Transportes do Município. As interdições começaram na última segunda-feira e se estenderão até o dia 8 de fevereiro de 2010. Pelo menos 4,2 milhões de pessoas serão prejudicadas diretamente pelas interdições.

De acordo com as projeções da CET, após a conclusão das obras haverá aumento médio de 35% na velocidade dos veículos na Marginal Tietê e redução da lentidão em toda a cidade de 12% no pico da manhã e de 10% no pico da tarde. A previsão é terminar os trabalhos em março de 2010.

Marginal Tietê interditada para obras

Leia mais sobre: trânsito

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.