Dois candidatos concorrem à reitoria da Unicamp

Docentes, funcionários e alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vão às urnas hoje e amanhã para escolher o novo reitor para o período 2009-2012. A disputa está entre dois candidatos: a bióloga e engenheira de alimentos Glaucia Maria Pastore, de 55 anos, e o médico Fernando Ferreira Costa, de 58 anos, atual vice-reitor e coordenador-geral da universidade.

Agência Estado |

Um deles substituirá o professor José Tadeu Jorge, no cargo desde abril de 2005.

A posse do novo reitor, o décimo na sucessão do fundador da Unicamp, Zeferino Vaz, está marcada para o dia 17 de abril. Na Unicamp, o peso dos votos varia - os 2 mil docentes representam três quintos do total, os 32 mil alunos representam um quinto e os 7.500 funcionários, outro quinto. O eleito administrará uma instituição que concentra 15% da pesquisa universitária brasileira e 12% da pós-graduação no País. Além disso, a Unicamp está no topo do ranking de patentes, com 600 delas depositadas e 50 transferidas para o mercado. Já o orçamento da universidade para este ano está previsto em R$ 1,2 bilhão.

Se eleita, Glaucia Pastore pode ser a primeira reitora da Unicamp. Ela concluiu o doutorado em ciência de alimentos na instituição, em 1992, e é professora titular desde 2006. Ela acredita na necessidade de um quadro de carreira mais justo para o professor e de um programa de reposições de docentes e funcionários aposentados. Com pós-doutorado na Yale School of Medicine, nos Estados Unidos, Fernando Costa foi aprovado em 1996 como professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Para Costa, os principais desafios serão manter e elevar o padrão de qualidade da Unicamp em todas as áreas de atuação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG