Documentário sobre pequena ilha de Cabo Verde é atração em Gramado

GRAMADO ¿ Filmado em uma pequena cidade na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, ¿Mindelo ¿ Atrás de Horizonte¿ é o primeiro documentário a ser exibido no 36º Festival de Cinema de Gramado. A produção abre, hoje, a terceira noite da mostra competitiva. Produções do gênero concorrem na mesma categoria que filmes de ficção.

Fabio Prikladnicki |

A idéia, segundo o diretor Alexis Tsafas, é mostrar a cultura crioula no país. Com um detalhe: no documentário, que tem 74 minutos de duração, não há intervenção narrativa falada. Isso não quer dizer que a voz do povo cabo-verdiano não apareça na tela. Eles falam, disse Tsafas à imprensa, ao lado do diretor de fotografia Yannis Fotou. Falam crioulo, falam português. Mas eu não faço comentários, nem narração, nem entrevistas. Prefiro só a imagem.

Nascido na Grécia, onde fez sua formação em cinema e teatro, o diretor mora em Cabo Verde há seis anos. É um país pequeno, não tem muita estrutura para fazer cinema, disse. Ele contou, também, que, antes de chegar a Gramado, Mindelo teve uma estréia nacional no país em que foi filmado: A recepção foi excelente.

Leia mais sobre o Festival de Gramado .

    Leia tudo sobre: festival de gramado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG