Documentário de José Padilha será exibido no Festival de Berlim

BERLIM ¿ Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim do ano passado, o diretor José Padilha já conta com um novo filme selecionado para a edição 2009 do evento. O documentário Garapa, cuja projeção na Mostra de Cinema de São Paulo foi cancelada no último instante, será exibido na mostra paralela Panorama.

Redação |

"Garapa" aborda a questão da fome no mundo através do cotidiano de famílias no Nordeste brasileiro. Por 30 dias, antes de filmar "Tropa de Elite", Padilha seguiu a rotina de três famílias cearenses consideradas em situação de "insegurança alimentar grave". "O importante é saber que existem famílias nessa situação, para mobilizar as pessoas a tentar acabar com a fome", explicou o diretor, que conquistou o prêmio máximo em Berlim com o polêmico "Tropa de Elite".

A mostra "Panorama", que acontece há 30 anos, faz parte do programa oficial do festival e apresenta novos trabalhos de diretores renomados. A seleção dos filmes pretender dar uma visão geral das tendências do cinema mundial. Nesta quarta-feira, 21 dos 50 filmes que vão participar do programa foram anunciados pelos organizadores.

O 59º Festival de Berlim será aberto no dia 05 de fevereiro pelo longa "The International", do alemão Tom Tyker ("Perfume", "Corra, Lola, Corra"). Até o momento, foram confirmados em um dos mais importantes eventos do cinema mundial filmes como "The Dust of Time", do veterano Theo Angelopoulos, "The Reader", de Stephen Daldry, e "A Pantera Cor-de-Rosa 2", segunda parte da nova série estrelada por Steve Martin. A atriz inglesa Tilda Swinton será a presidente do júri.

* Com Reuters

Leia mais sobre: José Padilha , Festival de Berlim

    Leia tudo sobre: festival de berlimjosé padilha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG