Dobra o número de municípios em alerta contra a dengue no Brasil

BRASÍLIA - O número de municípios brasileiros em situação de alerta por causa da dengue dobrou se comparado os anos de 2008 e 2009, de 5 para 10 casos, respectivamente. Também cresceu o número de cidades em situação de risco. Em 2008, eram 71 e, este ano, são 102. Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Lira) que leva em conta diagnósticos feitos por cada cidade em diferentes bairros. ¿Qualquer descuido de medidas de controle pode alterar de alerta para risco como ocorreu em 2007 e 2008 no Rio de Janeiro¿, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Erika Klingl, iG Brasília |

Vale destacar que é considerada situação de alerta quando mais de 3,9% dos imóveis pesquisados no município tem o vetor da dengue. A situação de risco contempla a faixa entre 1% e 3,9% dos imóveis visitados pelas equipes de monitoramento da dengue. Se não existe oferta de água regular, se os gestores municipais não limpam a cidade e a população não cuida de suas casas, o cenário piora, completou o ministro.

O Lira deve ser respondido por 164 municípios. Este ano, apenas um não respondeu. São Paulo teve um bom índice do ano passado mas esse ano não participou do Lira. Não faço ideia do motivo, mas é uma pena por prejudicar a amostra, disse Temporão.

Capitais

Entre os 102 municípios em situação de alerta, 17 são capitais: Rio Branco, Porto Velho, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Maceió, Brasília, recife, Vitória, Aracajú, Manaus, São Luiz, Boa Vista, Fortaleza e Natal. Palmas, no Tocantins, é a única capital em situação de alerta.
Outro dado preocupante destacado pelo Lira é o fato de que, em muitas cidades com índices bons ou regulares, existem bairros com péssimos indicadores.

No Rio de Janeiro, por exemplo, existem regiões com 0% de contaminação e outras com quase 10%. Em Itabuna (BA), a cidade com mais alto alerta contra a dengue, existem bairros com até 17,4% de infestação. Temporão solicitou aos prefeitos de todas as cidades que fazem parte do levantamento que divulguem à população quais as situações das regiões dentro das cidades para que a população possa agir e cobrar providências.

Veja a lista de municípios com risco de desenvolver surto de dengue:

Governador Valadares (MG)
Ipatinga (MG)
Barreros (SP)
Presidente Prudente (SP)
Camaçari (BA)
Ilheus (BA)
Itabuna (BA)
Mossoró (RN)
Palmas (TO)
Cáceres (MT)

Leia mais sobre: dengue - Temporão

    Leia tudo sobre: denguetemporão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG