Distúrbios do sono podem causar arritmias, diz especialista

O médico Eduardo Rollo Duarte, especialista em odontologia do sono, afirma que distúrbios do sono podem causar arritmias cardíacas. Pacientes com apneia do sono podem ter arritmia cardíaca, pois a respiração fica mais intensa, por causa da obstrução nas vias respiratórias.

Agência Estado |

"

Ele explica que “durante o sono os portadores de apneia têm uma reação de relaxamento da faringe, dificultando a passagem do ar, causando no esforço para respirar um aumento da pressão sanguínea”. O bloqueio das vias respiratórias faz com que o corpo precise de uma força maior para que o ar chegue até o pulmão e possa ser enviado para o organismo, o que força o coração a bombear o sangue com mais força ou rapidez. "Pacientes com históricos de problemas cardíacos devem se preocupar ainda mais a qualidade do sono."

Duarte diz que é importante procurar um especialista porque o aumento da pressão arterial, que começa apenas enquanto se está dormindo, pode se tornar rotineiro. E essa variação da pressão pode causar danos a órgãos como o cérebro, o coração e os rins.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG