O estúdio Walt Disney apresentou em pré-estréia nesta semana 10 filmes animados que pretende lançar ao longo dos próximos quatro anos, incluindo novos episódios das séries Toy Story e Carros e dois novos contos de fadas.

Oito filmes serão feitos em 3D digital. Os outros dois restantes são 'Wall-E', uma história de amor entre robôs que tem estréia marcada para 28 de junho, e 'The Princess and the Frog', um conto de fadas desenhado à mão, ambientado em Nova Orleans e previsto para estrear no Natal de 2009.

'Estamos satisfeitos por ampliar os limites do 3D e da tecnologia de computação para contar nossas histórias da melhor maneira possível', disse John Lasseter, executivo criativo chefe da Walt Disney e estúdios Pixar Animation, na segunda-feira.

Com o 3D digital, o público precisa usar óculos especiais, mas as imagens destinadas aos olhos direito e esquerdo são calibradas com tanta perfeição que a maioria dos espectadores não sente dor de cabeça ou vista cansada.

A primeira animação em 3D que a Disney vai lançar é 'Bolt', história de um cachorro que pensa ter poderes de super-herói. John Travolta faz a voz do cão, e a cantora e atriz teen Miley Cyrus dubla a dona de Bolt, Penny. O filme está previsto para chegar aos cinemas em 26 de novembro.

'Up', sobre um aventureiro de 78 anos e seu companheiro de 8, tem lançamento previsto para 29 de maio de 2009. 'Toy Story' e 'Toy Story 2' devem ser relançados em 3D em 2 de outubro de 2009 e 12 de fevereiro de 2010. 'Toy Story 3' deve chegar aos cinemas em 18 de junho de 2010.

Todo o elenco de voz original dos filmes 'Toy Story' anteriores, incluindo Tom Hanks, Tim Allen e Joan Cusack, estará presente no terceiro filme, que retoma a história com Andy jovem, prestes a sair de casa para fazer faculdade.

O clássico conto de fadas 'Rapunzel', sobre uma menina presa numa torre e que precisa jogar suas longas tranças para que um príncipe a socorra, será lançado no Natal de 2010.

Em seguida, será a vez de 'Newt', a história das duas últimas salamandras de patas azuis no planeta. O filme deve chegar aos cinemas no verão norte-americano de 2011.

Outro conto de fadas original, 'The Bear and the Bow', aventura sobre uma família real numa Escócia mítica e primitiva, está previsto para estrear no Natal de 2011 e terá as vozes de Reese Witherspoon, Billy Connolly e Emma Thompson.

'Carros 2' está previsto para estrear no verão norte-americano de 2012. 'King of Elves', baseado num conto de 1953 de Phillip K. Dick, deve chegar aos cinemas no Natal de 2012.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.