Discurso manuscrito de Abraham Lincoln em sua reeleição de 1864 será leiloado

Nova York, 6 nov (EFE).- O discurso manuscrito que o ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln pronunciou no dia de sua reeleição em 10 de novembro de 1864 será leiloado em fevereiro em Nova York pela casa de leilões Christies.

EFE |

A venda do documento histórico de quatro páginas ocorrerá em 12 de fevereiro, data em que se comemora o 200º aniversário do nascimento de Lincoln (1809-1865), afirmou um porta-voz da empresa, que estimou seu valor em US$ 3 milhões.

O documento é o original que Lincoln utilizou em 10 de novembro na Casa Branca, quando pronunciou seu discurso após ter sido reeleito para um segundo mandato como presidente dos EUA.

"Este documento é único", pois nunca foi vendido antes "e é um dos poucos manuscritos de Lincoln que não pertencem a instituições como a biblioteca do Congresso", disse a mesma fonte.

As quatro páginas que Lincoln teve em sua mão naquele dia estão em "excelente condição", e nelas se pode apreciar a letra do próprio ex-presidente, que as leu perante seus seguidores no jardim da residência presidencial em Washington.

O manuscrito permaneceu em poder da família Lincoln até 1916, quando Robert Todd Lincoln, filho do ex-presidente, o entregou ao congressista nova-iorquino John Dwight como agradecimento a seus esforços por conseguir fundos para a construção do monumento comemorativo de seu pai na capital do país. EFE emm/ab/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG