Nova York, 6 nov (EFE).- O discurso manuscrito que o ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln pronunciou no dia de sua reeleição em 10 de novembro de 1864 será leiloado em fevereiro em Nova York pela casa de leilões Christies.

A venda do documento histórico de quatro páginas ocorrerá em 12 de fevereiro, data em que se comemora o 200º aniversário do nascimento de Lincoln (1809-1865), afirmou um porta-voz da empresa, que estimou seu valor em US$ 3 milhões.

O documento é o original que Lincoln utilizou em 10 de novembro na Casa Branca, quando pronunciou seu discurso após ter sido reeleito para um segundo mandato como presidente dos EUA.

"Este documento é único", pois nunca foi vendido antes "e é um dos poucos manuscritos de Lincoln que não pertencem a instituições como a biblioteca do Congresso", disse a mesma fonte.

As quatro páginas que Lincoln teve em sua mão naquele dia estão em "excelente condição", e nelas se pode apreciar a letra do próprio ex-presidente, que as leu perante seus seguidores no jardim da residência presidencial em Washington.

O manuscrito permaneceu em poder da família Lincoln até 1916, quando Robert Todd Lincoln, filho do ex-presidente, o entregou ao congressista nova-iorquino John Dwight como agradecimento a seus esforços por conseguir fundos para a construção do monumento comemorativo de seu pai na capital do país. EFE emm/ab/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.