WASHINGTON (Reuters) - Spike Lee, diretor do longa indicado ao Oscar Faça a coisa certa, será homenageado no Festival de Cinema Silverdocs por seu trabalho como documentarista, incluindo When the Levees Broke, sobre o furacão Katrina, disseram organizadores na quarta-feira. Lee exibirá trechos de seus documentários e discutirá sua carreira no dia 19 de junho no Charles Guggenheim Symposium, que reconhece documentaristas e é o principal integrante do Festival, que acontece entre os dias 16 e 23 do mesmo mês.

O festival, no subúrbio de Silver Spring, em Washington, é organizado pelo Instituto de Cinema Norte-americano e pela Discovery Communications, e se tornou uma importante vitrine para documentários.

O anúncio do Silverdocs disse que Lee foi selecionado por sua maneira de contar histórias 'que desafiam a consciência norte-americana de injustiça social'.

'Seu profundo comprometimento com a transmissão de histórias de experiências afro-americanas resultou em inúmeros filmes de não-ficção', disse o anúncio.

Entre eles está o vencedor do prêmio Peabody 'When the Levees Broke: A Requiem in Four Acts', o indicado ao Oscar '4 Little Girls', sobre os ataques à igreja de Birmingham no Alabama em 1963, e 'We Wuz Robbed', sobre a recontagem dos votos na Flórida nas eleições presidenciais de 2000 .

(Reportagem de Randall Mikkelsen)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.