Diretor sérvio Emir Kusturica rodará documentário sobre Ossétia

Moscou, 2 dez (EFE).- O diretor de cinema e músico sérvio Emir Kusturica rodará um documentário sobre a população da Ossétia, revelou hoje à Agência Efe um porta-voz da representação da república russa da Ossétia do Norte-Alania perante o Kremlin.

EFE |

O projeto foi surgiu durante um encontro entre o cineasta e o representante plenipotenciário da Ossétia do Norte em Moscou, Alexander Totoonov, em um popular clube moscovita, onde Kusturica se apresentou com seu grupo The No Smoking Orchestra.

Ruslan Vzarov, conhecido historiador e personagem público na Ossétia, também participou destas conversas, informou o jornal digital "Kavkazski úzel".

Totoonov e Vzarov serão os produtores deste documentário, cujo roteiro se baseará fundamentalmente no material elaborado por uma jornalista que mora em Paris.

Os detalhes do projeto serão concretizados com o cineasta em um próximo encontro, que acontecerá em breve, segundo Totoonov.

Os territórios habitados pela população da Ossétia passaram a fazer parte do Império russo no fim do século XVIII: o norte foi conquistado pelas tropas czaristas e o sul anexado à Geórgia.

No início da década passada, a Ossétia do Sul se separou da Geórgia após um conflito armado que deixou cerca de 2 mil mortos entre 1990 e 1992 e proclamou então sua aspiração de unir-se à república russa da Ossétia do Norte-Alania.

No final de agosto deste ano, Moscou reconheceu a independência da região separatista georgiana após um conflito armado de cinco dias entre Rússia e Geórgia. EFE egw/ab/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG