Diretor italiano Giuseppe Tornatore vai abrir Festival de Veneza

ROMA ¿ O diretor premiado com o Oscar Giuseppe Tornatore vai abrir o Festival de Cinema de Veneza este ano com Baaria, um drama épico ambientado no vilarejo siciliano onde ele próprio nasceu.

Redação com agências |

Getty Images

Tornatore é o primeiro italiano a
abrir o festival em duas décadas

O filme de Tornatore é o primeiro trabalho italiano em 20 anos a inaugurar a maratona de cinema no Lido e fará parte da competição principal pelo cobiçado prêmio Leão de Ouro. Nesta edição, o júri será presidido pelo cineasta taiwanês Ang Lee, diretor de "Brokeback Mountain".

Giuseppe Tornatore foi celebrizado com "Cinema Paradiso", que em 1990 recebeu o Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Feito com um grande elenco de atores italianos, incluindo Monica Bellucci, "Baaria" teve orçamento estimado em 30 milhões de dólares, a mais cara produção italiana dos últimos anos. O título se refere a uma pequena aldeia da Sicília onde a vida de seus moradores transcorre em algumas centenas de metros em torno da rua principal.

O Festival de Veneza ocorrerá entre os dias 2 e 12 de setembro. O Leão de Ouro do melhor filme em competição foi entregue, ano passado, ao diretor norte-americano Darren Aronofsky, pelo filme "O Lutador", estrelapor por Mickey Rourke.

Leia mais sobre: Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de venezagiuseppe tornatore

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG