Diretor da Biblioteca Duquesa Anna Amalia de Weimar recebe Prêmio Gutenberg

Berlim, 21 jun (EFE).- O diretor da Biblioteca Duquesa Anna Amalia de Weimar, Michael Knoche, foi agraciado com o Prêmio Gutenberg 2008 por dirigir com prestígio internacional a entidade e comandar com sucesso as obras de restauração após o devastador incêndio de 2004.

EFE |

Knoche, que dirige desde 1991 a histórica biblioteca freqüentada por Johann Von Goethe e Friedrich Schiller, receberá o prêmio de 10 mil euros (US$ 15,6 mil) da Sociedade Internacional Gutenberg e da cidade de Mainz, lugar onde nasceu a primeira imprensa.

A Biblioteca Duquesa Anna Amalia de Weimar, em estilo barroco, foi reinaugurada em outubro de 2007, pouco mais de três anos após um incêndio destruir parte do edifício e grande quantidade de volumes de seu acervo.

Em 2 de setembro de 2004, as chamas destruíram 50 mil livros, 37 pinturas e 98% da coleção de partituras da Biblioteca, enquanto muitos outros volumes foram seriamente danificados pela ação dos bombeiros quando tentavam apagar o fogo.

No entanto, uma ação espetacular e desesperada permitiu salvar dezenas de milhares de livros das chamas. Knoche tirou pessoalmente uma Bíblia luterana de 1534 com ilustrações de Lukas Cranach.

Outros colaboradores da Fundação Clássica de Weimar chegaram espontaneamente à Biblioteca e, enquanto os bombeiros lutavam contra o incêndio, tentaram ajudar formando correntes humanas para resgatar do fogo livros e tesouros artísticos.

Os livros foram passando de mão em mão para serem depositados na rua, fora da Biblioteca e a salvo das chamas. EFE jcb/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG