Membro da Abin culpa PF por ¿confusão¿ da Satiagraha http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/contradicoes_fazem_deputados_defenderem_fim_da_abin_1743289.html target=_topContradições fazem deputados defenderem fim da Abin http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/diretor_da_abin_confirma_participacao_de_agentes_na_operacao_satiagraha_1743276.html target=_topDiretor da Abin confirma participação de agentes na Operação Satiagraha" / Membro da Abin culpa PF por ¿confusão¿ da Satiagraha http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/contradicoes_fazem_deputados_defenderem_fim_da_abin_1743289.html target=_topContradições fazem deputados defenderem fim da Abin http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/diretor_da_abin_confirma_participacao_de_agentes_na_operacao_satiagraha_1743276.html target=_topDiretor da Abin confirma participação de agentes na Operação Satiagraha" /

Diretor da Abin desmente Jobim e afirma que maletas não fazem grampos

BRASÍLIA - O diretor de Contrainteligência da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Maurício Fortunato, desmentiu nesta quarta-feira (10), em depoimento à CPI dos Grampos, que os equipamentos de varredura ambiental comprados pela agência têm capacidade de fazer grampos telefônicas. ¿Ele (o aparelho) se destina a fazer varredura ambiental, não faz escutas. Estamos ansiosos aguardando o laudo da PF [sobre as maletas]¿, garantiu. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/membro_da_abin_culpa_pf_por_confusao_da_satiagraha_1743294.html target=_topMembro da Abin culpa PF por ¿confusão¿ da Satiagraha http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/contradicoes_fazem_deputados_defenderem_fim_da_abin_1743289.html target=_topContradições fazem deputados defenderem fim da Abin http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/diretor_da_abin_confirma_participacao_de_agentes_na_operacao_satiagraha_1743276.html target=_topDiretor da Abin confirma participação de agentes na Operação Satiagraha

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

 A máquina tem que captar no ambiente externo, inicialmente, quais os sinais de rádio frequência que estão em volta daquele ambiente. A partir daí, levam essa máquina para dentro do ambiente e fazem nova captação de frequência daquele ambiente. Se houver frequência diferente do que foi captado, é uma sinalização [de escutas]. A máquina vai perceber o sinal, mas não decodifica, explicou o diretor.

Fortunato e toda a cúpula da Abin foram afastados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do comando da agência depois que o ministro da Defesa Nelson Jobim, revelou que a agência teria comprado equipamentos capazes de fazer grampos telefônicos. A Abin é proibida por lei de fazer tal procedimento.

Para Fortunato, Jobim deve ter sido mal assessorado para afirmar que as maletas faziam grampos telefônicos. O aparelho, garante o diretor, é apenas um captador de radio frequência com várias antenas que capta sinais de radio frequência. 

Senador investigado


Fortunato negou aos deputados da comissão que a Abin tenha investigado o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

O senador Heráclito não estava sendo acompanhado por nenhum servidor da Abin. Eu falei lá e afirmo: a Abin não estava acompanhando o senador. Se aconteceu alguma coisa, não eram com servidores da Abin, disse.

Heráclito mantém relações com o sócio fundador do Opportunity, Daniel Dantas, preso pela Operação Satiagraha, e denunciou no plenário do Senado, estar sendo perseguido sem motivo.

Leia também:

Leia mais sobre: CPI dos Grampos

    Leia tudo sobre: cpi dos grampos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG