descompasso entre gastos da Satiagraha e outras operações da PF - Brasil - iG" /

Diretor aponta descompasso entre gastos da Satiagraha e outras operações da PF

BRASÍLIA - O diretor de Divisão de Inteligência da Polícia Federal, Daniel Lorenz, apontou nesta quarta-feira, em depoimento à CPI dos Grampos, que há um ¿descompasso¿ entre o dinheiro gasto na Operação Satiagraha e outras ações da Polícia Federal.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Você pode pegar o resultado das operações Navalha, Furacão, e verá que se gastou muito menos que o delegado Protógenes [ex-comandante da Operação Satiagraha], e tiveram um rol de pessoas investigadas muito maior, disse Lorenz.  

Segundo Lorenz, enquanto a Satiagraha indiciou 56 pessoas, a Operação Hurricane denunciou, ao todo, 70 pessoas no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal. A ação combateu a exploração de jogos ilegais, corrupção de agentes públicos, tráfico de influência e receptação.

O diretor de Inteligência ressaltou, porém, que Ricardo Saad, delegado da Polícia Federal que assumiu o comando da Operação Satiagraha depois do afastamento de Protógenes Queiroz, está investigando o assunto. Isso [o excesso de gastos da operação] não significa que a investigação esteja invalidada. Acredito que eles vão chegar a um resultado positivo no âmbito da policia judiciária, afirmou. 

Críticas a Protógenes

Lorenz criticou a atitude do delegado Protógenes de envolver a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação da Polícia Federal. Segundo ele, a corporação disponibilizou à Satiagraha recursos humanos e financeiros suficientes.

Fizemos um levantamento que apontou que a Satiagraha está hoje entre as três maiores operações em termos de recursos humanos e financeiros. Nos oito meses que ficou na diretoria de inteligência, ela teve todos os meios possíveis dentro do DPF. Eu poderia até entender (a presença de agentes da Abin) se ele (Protógenes) não tivesse tudo o que precisava, mas com o que foi dado a ele, ela está hoje entre as três maiores (operações) em termos de recursos, afirmou.

Leia mais sobre: Protógenes Queiroz  - Operação Satiagraha

    Leia tudo sobre: operação satiagraha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG