caixa-preta , foi no passado - Brasil - iG" /

Dilma: se Petrobras já foi caixa-preta , foi no passado

Ao comentar sobre a CPI da Petrobras no Senado, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a estatal é uma empresa do seu coração e contra-atacou a oposição. Essa história de falar que a Petrobras é uma caixa-preta, ela pode ter sido caixa-preta em 97, 98, 99 e 2000, afirmou, numa referência ao período em que os tucanos estavam no poder.

Agência Estado |

Em entrevista ao chegar no início da tarde de hoje ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Dilma disse que ficava "emocionada" ao falar sobre a empresa.

Ela ressaltou ainda que, por ter ações abertas na bolsa de Nova York, a empresa atende às regras da Lei Sarbanes-Oxley, a chamada Lei SOX, assinada em 2002, pelo governo de George W. Bush, como uma resposta aos escândalos da contabilidade de gigantes como a Eron. "Você pode investigar usando o TCU (Tribunal de Contas da União) e o Ministério Público. Mas queria alertar uma coisa que não tenho ouvido falar: a Petrobras é uma S.A. e é controlada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e atende à Lei Sarbanes-Oxley, que é uma das mais rígidas no que se refere a demonstrações contábeis", afirmou.

A ministra disse que a Petrobras é hoje uma empresa com nível de contabilidade dos mais apurados do mundo. "Se fosse o contrário, os investidores não a procurariam como um grande objeto de investimento", disse. "Investidor não investe em caixa-preta desse tipo", completou. "Agora, é espantoso que se refiram dessa forma a uma empresa do porte da Petrobras. Ninguém abre ação na bolsa de Nova York sem ter um nível de controle bastante razoável", disse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG