Dilma promete liberar R$ 150 milhões para RS

A ministra chefe da Casa Civil Dilma Rousseff reuniu-se na manhã deste sábado, 28, com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, em Porto Alegre. Antes de sobrevoar as regiões atingidas pelas chuva na Região Metropolitana da capital gaúcha, a ministra afirmou que não vai faltar recursos para apoiar o Estado.

Agência Estado |

Dilma afirmou que, num primeiro momento, o governo federal vai liberar R$ 150 milhões para serem usados nas áreas de educação, saúde e ações da Defesa Civil nas áreas atingidas. "O importante é uma articulação real entre os governos federal e estadual, para evitar a burocracia e permitir a liberação imediata dos recursos", afirmou a ministra.

Ja a governadora Yeda Crusius afirmou que o governo estadual vai continuar buscando recursos para atender as necessidades crescentes do Estado atingido por 16 eventos climáticos ao longo do ano, sendo que desse total, 11 foram nos últimos 2 meses.

O Rio Grande do Sul tem hoje 81 municípios em situação de emergência, sendo que 21.326 pessoas foram obrigadas a deixarem suas casas. De acordo com a Companhia Estadual de Energia (CEEE), 7.100 consumidores gaúchos estão sem energia elétrica em decorrência das chuvas e dos forte ventos que atingiram o estado desde quinta-feira, 26. A companhia espera normalizar o fornecimento ainda hoje.

Leia mais sobre chuvas

    Leia tudo sobre: rio grande do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG