BRASÍLIA - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira que o Brasil será capaz de transformar os recursos que virão do petróleo descoberto nas camadas de pré-sal para o benefício da população, principalmente no que tange à educação. De acordo com ela, essa transferência é uma diretriz estratégica do governo e, pelo fato de o Brasil já contar com uma grande rede de indústrias, ele não vai sofrer com a chamada ¿maldição do petróleo¿.

Vamos usar este grande recurso como fonte que vai permitir melhoria da educação, disse. [O Brasil vai ser] capaz de transformar a riqueza em benefício da população, declarou, em evento, em Brasília.

Dilma destacou que, devido à crescente industrialização do país, o Brasil não vai sofrer com a maldição do petróleo em que os países produtores normalmente apresentam baixa industrialização. Segundo ela, as descobertas permitirão um grande avanço na indústria naval, química, petroquímica e na produção de bens e materiais para a indústria petroleira.

Por fim, a ministra destacou que, em breve, o Brasil deve deixar de ser um país auto-suficiente em petróleo e que sem dúvida atingirá a condição de exportador.

Leia mais sobre: petróleo - educação

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.