Se sua meta é entrar em forma nos poucos dias que restam para as festas de fim de ano, além de um programa de exercícios, adote uma dieta saudável para potencializar os resultados. Para quem não está acostumado a comer de forma saudável, a nutricionista da Fórmula Academia, de São Paulo, Gisele Pavin, especialista em nutrição clínica funcional, sugere usar um ‘agente de limpeza’ natural, como o germe de trigo, a aveia, o gergelim ou a linhaça, misturados em partes iguais, para limpar o organismo das toxinas acumuladas.

"Esse mix fica ótimo com iogurtes desnatados ou sobre as frutas e saladas."

A especialista também sugere a ingestão de verduras e saladas, além de sucos energéticos, ricos em antioxidantes, como os de acerola, lichia e abacaxi. Carnes magras à noite e carboidratos integrais em pequenas porções estão no cardápio para o resgate do antigo peso. "Adicionar sabor à água com folhas de hortelã e outras especiarias, para quem não pratica a hidratação freqüente do organismo, ajuda a enveredar pelo bom hábito e para o emagrecimento", diz Gisele.

"As pessoas precisam entender que 60% do processo de emagrecimento tem a ver com a alimentação. Em nada adianta se matar por duas horas na academia durante toda a semana, chegar em casa e se entupir de doces e gorduras e ir dormir. Desta forma, os resultados esperados nunca vão chegar", garante Meire Alves, instrutora de pilates da academia Lembu-Kan Sports. "Se a pessoa mantiver um ritmo de exercícios razoável e conciliar com uma boa alimentação, supervisionada por um nutricionista, em duas semanas já é possível ver o progresso de emagrecimento", completa.

AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.