Dicionário de personagens de José Saramago é publicado na Argentina

Buenos Aires, 8 abr (EFE) - Uma universidade do centro da Argentina publicou um dicionário de personagens saramaguianos, o primeiro estudo sistemático realizado no país sobre a produção literária do autor português José Saramago, informou hoje a Fundação Santillana, uma das entidades comprometidas com a publicação.

EFE |

O dicionário, que não estará à venda, foi elaborado pela Equipe Saramaguiana de Pesquisa em Teoria e Crítica Literária, pertencente à Universidade Católica de Córdoba e que começou suas atividades em 2002.

A obra, publicada conjuntamente pela editora da universidade e a filial argentina da Fundação Santillana, da Espanha, não tem valor comercial e está disponível tanto em bibliotecas públicas como nas cadeiras universitárias de literatura de todo o país.

Em comunicado, a Fundação Santillana indicou que Saramago "é um escritor de fama mundial que conta com poucos estudos sistemáticos de sua produção literária nas universidades argentinas, devido ao fato de escrever em português, sendo um marco da literatura lusófona, pela qual luta corajosamente".

"O Dicionário de Personagens Saramaguianos é fruto de uma árdua, profunda e minuciosa leitura por parte da equipe de pesquisa, tarefa que recebeu o reconhecimento do Nobel português, que deu o aval para formar a Cátedra José Saramago", acrescenta o comunicado.

Os estudiosos argentinos da obra de Saramago pretendem "salvar o vazio institucional" sobre o autor de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" e gerar "a construção de um saber coletivo em direção a uma zona de conhecimento que se aproxima de uma arqueologia do discurso saramaguiano". EFE hd/mac/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG