SÃO PAULO - A manhã desta sexta-feira começou com poucas nuvens e com tempo abafado na capital paulista. Ao longo do dia, o tempo segue quente, com poucas nuvens pela manhã e céu nublado pela tarde, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Há a possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva rápida pelo fim da tarde e começo da noite, mas sem a possibilidade de causar transtornos. A máxima para esta sexta-feira será de 34 ºC.

O tempo não muda muito nos próximos dias, com sol, calor e chuvas rápidas e isoladas no final das tardes. A passagem de uma nova frente fria com fraca atividade pela costa do Sudeste neste fim de semana causa mais nuvens do que chuva na Grande São Paulo. Os ventos passam a soprar do mar amenizando um pouco o forte calor registrado nos últimos dias.

Calor

Durante esta semana de calor intenso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou em São Paulo temperaturas 6°C acima da média do mês. Na capital, os dias tiveram temperaturas médias de 33°C, quando o esperado era de 27°C. As madrugadas também têm sido mais quentes. A média de 18 °C prevista para o mês foi superada pelo registro de temperaturas acima dos 22°C.

Na quinta-feira, por volta das 15 horas, o instituto registrou 32,7°C no Mirante de Santana, zona norte. E a umidade diminuiu. Por volta das 16h, o Inmet registrou umidade relativa do ar de 37%. O índice está dentro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas levou a Secretaria Nacional da Defesa Civil a emitir alerta ao Estado de São Paulo.

Segundo meteorologistas do CGE, a baixa umidade do ar ajuda a diminuir a sensação de desconforto causada pelo calor. Mesmo assim, a recomendação é para que as pessoas evitem realizar exercícios físicos ao ar livre, principalmente nos horários de maior incidência solar.

Chuvas

Nesta sexta-feira, o tempo continuará instável e com períodos de chuva e rápidas aberturas de sol em boa parte do País, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). As regiões leste do Rio Grande do Sul e no litoral sul e leste de Santa Catarina serão as mais atingidas. Nas demais áreas do Estado do Rio Grande do Sul e oeste e sul de Santa Catarina haverá sol e algumas nuvens.

Entre nordeste de Santa Catarina e leste do Paraná o dia será de sol entre nuvens e com pancadas de chuva. No litoral norte de São Paulo e sul do Rio e no sul do Espírito Santo, o dia será de sol e muito calor com pequena chance de pancada isolada de chuva no final do dia. No Espírito Santo, nordeste de Minas, sul e centro da Bahia, o dia será de sol e muito calor.

Para as demais áreas do País estão previstas pancadas de chuva típicas de verão, sendo que elas serão mais fortes entre o norte e oeste da Bahia, Piauí, Maranhão e Ceará, norte e noroeste do Mato Grosso, Pará, Amazonas, leste e sul do Amapá e Tocantins.

Leia também:

Leia mais sobre: previsão do tempo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.