Brasília - O Ministério da Saúde lançou neste domingo, Dia Mundial da Atividade Física, a campanha Entre para o time onde atividade física e meio ambiente jogam juntos. A idéia é incentivar a prática da atividade física articulada com a preservação do meio ambiente. A ação ocorreu simultaneamente em 286 municípios.

Agência Brasil
População participa de atividade em parque de Brasília

Segundo dados da Pesquisa do Sistema de Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a inatividade física atinge 29% da população das capitais brasileiras.

Em Brasília, 18 tendas foram montadas no Parque da Cidade para conscientizar a população. O público pode participar de diversas atividades, como aulas de ginástica, dança, teatro infantil e shows musicais. A organização do evento prevê a participação de 30 mil pessoas até o fim do dia.

É mais interessante tratar da prevenção e promoção da saúde do que de doenças. Existem dados que comprovam que a prática do exercício físico, seja ele qual for, permite que sejam poupadas por ano mais de 260 mil vidas, alertou a secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit.

Um dos focos da campanha é incentivar pequenas ações que fazem diferença para a saúde, como caminhar, subir escadas, dançar ou até mesmo passear com o cachorro. "Cada um precisa encontrar o seu caminho, a atividade que lhe dê prazer para que ela vire um hábito", afirmou Márcia.

Além de praticar atividades físicas, quem passou no local pôde conferir o nível de pressão, índice glicêmico, peso e outros exames. Dirma Oliveira, de 70 anos, aproveitou para checar se estava com a saúde em dia. Eu caminho com o meu cachorrinho e cuido da alimentação, contou.

Para incentivar a prática de esporte, estiveram presentes também no Parque da Cidade atletas brasileiros. Como heróis do esporte, a gente vem aqui para passar um pouco da nossa experiência. Não importa qual seja o esporte ou atividade, o importante é praticar, defendeu Claudinei Quirino, medalhista olímpico, vice-campeão mundial de atletismo.

Leia mais sobre: Dia Mundial da Atividade Física

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.