Dia de julgamento político para o governador do Distrito Federal

Durante todo o dia de hoje, o governador José Roberto Arruda será julgado politicamente. A primeira prova será a reunião do Democratas (DEM), partido pelo qual é o único governador eleito no Brasil. Apesar de anunciar que esperaria o pronunciamento oficial do governador, a cúpula do partido falava nos bastidores, neste domingo, de afastamento e até expulsão.

Erika Klingl, iG Brasília |

Presidente da Câmara põe dinheiro na meia:

Os deputados federais e senadores subiram o tom após a exibição, em primeira mão pelo iG , de imagens de Arruda recebendo dinheiro do ex-secretário de Assutos Institucionais Durval Barbosa. A reunião será no início da tarde desta segunda-feira e contará com a presença de Arruda e de Paulo Octávio , o vice-governador que também é do partido.

Oposição

Pouco depois, às 15h, uma nova reunião está marcada. Essa, da oposição. A bancada do Partido dos Trabalhadores vai se reunir no centro da capital para decidir a estratégia de ataque ao governador .

São duas as possibilidades. Parte dos deputados defende o pedido de impeachment de Arruda. Outra quer recorrer à Justiça para exigir o afastamento dele, do vice-governador e do presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (DEM-DF). Eles são acusados de comandar um esquema de corrupção envolvendo pagamento de propina no DF.

Operação da PF

Na sexta-feira, a Polícia Federal deflagrou a operação intitulada Caixa de Pandora e identificou um suposto e complexo esquema de corrupção envolvendo Arruda, Paulo Octávio, Prudente e parte da cúpula do governo do Distrito Federal. Pelas investigações, existiria um mensalão que arrecadou cerca de R$ 600 mil com empresas privadas, que seriam repassados para colaboradores.

No início da noite, legendas da base aliada do governo, como PSB e PDT, reuniram-se com as respectivas executivas partidárias para decidir se abandonam o governo Arruda .

Escândalo no Distrito Federal

Entenda

Inquérito da PF

Vídeos

Leia também:

Crise de 2001

    Leia tudo sobre: df

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG