Detro não aprova aumento de 28,4% para passagens de ônibus intermunicipais no Rio

RIO DE JANEIRO ¿ O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) vetou o reajuste de 28,47% pedido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), para as passagens de ônibus intermunicipais.

Redação |

Acordo Ortográfico

O governador do Estado Sérgio Cabral Filho, informou, em nota, que considerou abusiva a solicitação e, após análises pelo corpo técnico do departamento, foi aprovado o reajuste de 10,2%. As novas tarifas foram divulgadas no Diário Oficial desta segunda-feira, e começam a valer já nesta quarta-feira, quando a tarifa modal das linhas intermunicipais será igualada aos dos trajetos municipais, ou seja, R$ 2,20.

A Fetranspor fez um pedido com característica de exigência, com a arrogância própria daqueles que costumam impor seus interesses. As empresas deveriam estar preocupadas, acima de tudo, em garantir um bom serviço aos usuários, disse Rogério Onofre, presidente do Detro.

Os ônibus que ligam a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, terão os preços da passagem mantidos, portanto não sofrerão reajuste, já que circulam a menos de um ano. Os usuários do vale-transporte continuarão pagando os valores antigos até 12 de janeiro quando receberão o benefício já com o reajuste.

A revisão tarifária nas linhas de ônibus intermunicipais é feita anualmente, no mês de novembro. O Detro é o responsável pela análise dos custos apresentados para fixação do índice de reajuste. Entretanto, segundo Onofre, a intransigência da Fetranspor que insistia em um aumento acima do que o usuário pode pagar, postergou esta data em 47 dias o que, acabou por representar uma economia de R$ 17,5 milhões para a população, tendo em vista que são 1,5 milhão de usuários das linhas diariamente.

De que adianta os ônibus circulando vazios porque os passageiros não têm condições de arcar com esta despesa? Quem lucra com isso?, indagou Onofre.

Leia mais sobre: reajuste das tarifas de transporte

    Leia tudo sobre: detrointermunicipalreajusterio de janeirosergio cabralônibus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG