RIO DE JANEIRO - O Detran-RJ está intimando 2.645 motoristas que estão com o direito de dirigir suspenso a entregarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao departamento em 48 horas. Outros 5.781 usuários estarão com o direito de dirigir suspenso a partir desta quinta-feira, mas terão mais uma chance de entrar com recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infração no prazo máximo de 30 dias.

Em ambos os casos, os motoristas ultrapassaram os 20 pontos na CNH ou cometeram infrações mandatórias, que são aquelas não chegam aos 20 pontos, mas que prevêem, por si só, a suspensão do direito de dirigir do infrator. O presidente do Detran-RJ, Sebastião Faria, explicou que o prazo da suspensão do direito de dirigir varia em cada caso, e que o departamento oferece todas as oportunidades para os motoristas se defenderem.

"Essa é mais uma medida que tomamos em busca de um trânsito mais seguro e mais humano. Nossa orientação aos usuários que não têm mais chances de recursos é que entreguem seus documentos e façam o curso de reciclagem que, na sede do Detran, é gratuito", orientou Sebastião Faria.

Durante as aulas, são abordados temas como Legislação de Trânsito, Relações Interpessoais, Direção Defensiva e Primeiros Socorros. Ao fim do curso, será aplicada uma prova com 30 questões objetivas. Só será aprovado quem comparecer a todas as aulas e acertar, pelo menos, 70% da prova. O usuário poderá fazer o curso enquanto o direito de dirigir estiver suspenso, mas só reaverá a carteira de habilitação ao término da suspensão. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 2332-0082 e 2332-0309.

Leia mais sobre: Detran


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.