Detran: diretor que teve senha usada em fraude se afasta

O diretor da Divisão de Controle do Interior do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), delegado Adriano Rodrigues Alves Caleiro, pediu afastamento do cargo nesta quinta-feira. Isso enquanto durarem as investigações sobre o uso de sua senha para a transferência de pontos das carteiras de habilitação de motoristas infratores para a de inocentes, conforme revelou ontem o jornal O Estado de S. Paulo

Agência Estado |

Caleiro informou sua decisão à diretoria do Detran e reafirmou sua inocência do caso. O delegado diz que sua senha foi usada indevidamente por algum dos 50 funcionários da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Osasco, onde trabalhava antes de ir para o Detran. Como diretor de divisão, ele tinha a missão de fiscalizar 334 Ciretrans do Estado.

O delegado assumiu o cargo há dois meses, durante reformulação no departamento. Até então, era um dos delegados assistentes da diretoria da divisão. Caleiro afirmou que a quantidade de trabalho obriga os responsáveis pelas Ciretrans de cidades com mais de 500 mil habitantes a compartilharem sua senha com funcionários do órgão, pois é impossível dar conta sozinho de todo trabalho, que só pode ser efetuado com o uso da senha pessoal para acessar o sistema da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp).

O sistema admite a mudança de pontos de um prontuário para outro. Foi aí que ocorreu a fraude, que contaria com a participação de funcionários da Ciretran de Osasco, na Grande São Paulo, de despachantes e de auto-escolas. O esquema pagava para pessoas que se dispunham a emprestar suas carteiras para receber os pontos ou só desovava esses pontos na CNH de alguma vítima inocente. O Detran informou ontem que todos os beneficiados pelo esquema serão convocados e terão suas cartas suspensas ou cassadas, conforme a gravidade do caso. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

    Leia tudo sobre: detran

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG